Página 91 - Revista Atacado Natal 2015 01 a 42

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Em troca dos descontos, solicite ao seu cliente informações que podem ser úteis para vendas futuras.
Por exemplo:
• Aniversário do marido ou da esposa,
• Aniversário do filho,
• Qual o seu time de futebol do coração, etc.
Além disso, não se esqueça de registrar o
telefone, e-mail, endereço
e assim por diante.
Com essas informações, você pode surpreender seu cliente em ocasiões especiais (você
precisa definir previamente como fará isso), fidelizá-lo e garantir vendas recorrentes e
indicações.
Outra ideia interessante para esse momento é
provocar no cliente a vontade de voltar em
dezembro.
Como? Quando ele fechar as compras da Black Friday,
aproveite para oferecer
descontos ou condições especiais de pagamento
para as compras de Natal. Afinal, como
ele provavelmente fará algumas compras no mês seguinte, por que não se assegurar de que
essas compras sejam feitas na sua loja?
A
Black Friday
é uma tradição
norte-americana que está relacionada ao
feriado de
Thanksgiving
(Dia de Ação de
Graças) e, nos Estados Unidos, acontece
todo ano na
4º sexta-feira do mês de
novembro.
Trata-se de uma promoção
com
Grandes Descontos
que é realizada
um dia depois do Dia de Ação de Graças.
O objetivo é limpar o estoque de
produtos para chegada de novos
itens para o Natal.
Se neste ano você pretende aderir
à onda da Black Friday, estas dicas
podem ajudá-lo a garantir que o
esforço seja recompensado:
Para distribuir as ações de maneira equilibrada, você pode definir que, na Black Friday, o foco
das promoções serão as televisões. Já no Natal, tablets, smartphones e notebooks estarão com
preços promocionais. Essa divisão ajudará a direcionar suas ações em cada uma das datas de
maneira mais estratégica.
Isso não significa, porém, que sua equipe de vendas apenas venderá televisões na Black
Friday e tablets, smartphones e notebooks no Natal, mas sim que esses produtos ajudarão
a atrair os clientes para a loja na ocasião – e, por isso, seus vendedores precisam estar
preparados para apresentá-los,
falar sobre as ofertas e responder dúvidas dos clientes.
Leve essa ideia para a sua sala de brainstorming e pense em que tipos de ações sua loja
poderia colocar em prática em cada data. Essa organização antecipada aumentará suas
chances de sucesso.