Página 10 - Revista Tecno

Versão HTML básica

Transações comerciais via meios eletrônicos existem des-
de meados de 1980. Porém, foi só nos anos 90, com a as-
censão da web
(World Wide Web)
– o início da internet
como conhecemos hoje , que o e-commerce começou a
ganhar força de verdade. Lá se vão 20 anos desde que
o primeiro produto foi anunciado no e-Bay (atualmente,
um dos maiores sites de vendas online do mundo).
De lá para cá, muita coisa mudou e evoluiu. Nesta
reportagem, avaliamos as principais mudanças do
e-commerce nos últimos dez anos e analisamos de
que maneira elas impactam em seu trabalho. Afinal,
como o varejo online tem evoluído? De que forma
isso influencia o modo de vender em sua loja física?
Vários fatores contribuíram para esse crescimento das vendas pela internet. Entre eles, a democratização do
acesso à web. Até meados de 2006, ela era utilizada majoritariamente pelas classes mais altas. A partir de 2007,
com a ascensão das redes sociais (e também da classe C), a web começou a fazer parte também da vida das
pessoas com menos recursos financeiros.
Como você pode perceber, o crescimento aconteceu de forma cada
vez mais acelerada. Entre 2010 e 2012, em dois anos ganhamos 20
milhões de novos internautas. Nesse mesmo intervalo de tempo,
entre 2012 e 2014, o Brasil mais que dobrou o número da popu-
lação conectada à internet, ganhando cerca de 65 milhões de no-
vos internautas.
Consumidores online no Brasil
• Em 2004, o número de consumidores online era
estimado em 3,3 milhões.
• Dez anos depois, esse número cresceu 1454% -
em 2014, 51,3 milhões de pessoas compraram via
web.
Faturamento
• O faturamento do comércio eletrônico brasileiro
em 2004 foi de R$ 1,75 bilhões.
• Em 2014, o e-commerce no país teve um fatura-
mento de R$ 35,8 bilhões - 4672% a mais.
Número de internautas
• Em 2004, o Brasil tinha cerca de 12 milhões de internautas.
• Em 2007, ultrapassamos a marca dos 20 milhões.
• Em 2010, a barreira dos 30 milhões foi quebrada.
• Em 2012, já éramos mais de 40 milhões de brasileiros conectados.
• De acordo com o Ibope, 2014 fechou com 105 milhões de inter-
nautas tupiniquins.
• Hoje, o Brasil é o 5º país mais conectado do mundo, mas neste
ano de 2015 devemos passar o Japão e conquistar a 4ª colocação.
10