Página 11 - Revista Tecno

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Principais destaques e tendências
Duas mudanças foram primordiais para o fortalecimento do comércio via web no Brasil e no mundo. A popu-
larização dos smartphones e a propagação das redes sociais ditaram o rumo do crescimento do e-commerce e
também são os fatores responsáveis pelas principais tendências que devem surgir nos próximos anos.
Mobile commerce
Um dos grandes marcos do comércio eletrônico da última década foi o mobile commerce - as vendas via celular.
O
m-Commerce
, como é chamado, teve início emmeados de 2010 e se fortaleceu com a consolidação das redes
3G, smartphones e tablets. Atualmente, o
Brasil
é o país com maior número de usuários de smartphones na
América Latina – e o 6º no mundo.
Além disso, outra pesquisa apontou que
33%
dos brasileiros usam smart-
phones como principal forma de acessar a web.
Para o varejo, um dos principais destaques do m-commerce são as ferramentas de pagamento online. Um estu-
do global mostrou que 84% dos clientes usariam o celular para pequenas e médias compras. Nesse levantamen-
to,
53%
dos entrevistados acham importante que mais lojas disponibilizem pagamento mobile, e
64%
estavam
propensos a usar essa opção de pagamento se ela fosse oferecida. Então, para 2015, é preciso ficar atento ao
surgimento e fortalecimento de ferramentas que funcionam como “carteiras online”, em que o consumidor
poderá fazer o
pagamento com apenas um clique
em seu dispositivo móvel.
Social commerce
Outra grande novidade na vida digital do consumidor foi o crescimento no
uso das redes sociais. Hoje,
90,8%
dos internautas brasileiros acessam
canais como Facebook, Twitter e YouTube. E se os consumidores
estão lá, não é de se estranhar que as marcas seguissem esse
movimento. Com isso, surgiu uma nova forma de e-com-
merce: o social commerce. Essa modalidade de venda
online teve início em meados de 2012. A mistura de
funcionalidades das redes sociais mais populares –
como o Facebook –, com funções para a compra de
produtos, vem ganhando cada vez mais força.
Garantir a presença da sua marca nesses ambi-
entes é o primeiro passo para usar as forças das
redes sociais para fortalecer o relacionamento
com os clientes e criar oportunidade de vendas.
Em 2015, fique atento às novidades que surgirão
nesse sentido. A tendência é que as próprias re-
des criem ferramentas para que as marcas possam
vender e se comunicar de forma efetiva com seus
clientes.
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