Página 30 - Revista Tecno

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Experimentação é fundamental
Uma coisa é você falar para o seu cliente que aquela é uma TV
3D LED de 55’’, com wi-fi, óculos 3D e controle interativo. Outra
coisa é proporcionar a ele a experiência que essa televisão irá
oferecer.
Depois de vivenciar na prática todos os benefícios do produto,
o cliente já estará convencido da qualidade e da utilidade dele
e, consequentemente, estará mais propício a querer comprar.
Por isso, faça os clientes experimentarem os produtos tec-
nológicos. Isso é importante também porque muitas pessoas
têm receio à tecnologia, achando que não vão conseguir usar.
Mostre ao cliente que o produto é acessível e que ele também
pode se beneficiar com aquilo.
Por exemplo:
Pessoas acostumadas a usar celular com teclado são resistentes
a aparelhos com função touch screen. Que tal fazê-las experi-
mentar e mostrar que não é um bicho de sete cabeças?
Tire o produto da caixa
Imagine que esteja passeando por uma livraria e veja um livro que parece interessante para você. Mas, ao che-
gar perto, percebe que o livro está lacrado. Não consegue ver mais detalhes sobre ele e acaba desistindo da
compra. Com produtos tecnológicos isso também acontece. Nada pior para o cliente do que ir até uma loja e
não conseguir tocar o produto, só vê-lo através da foto da embalagem. Por isso, para vender bem tecnologia,
você precisa tirar o produto da caixa e separar um exemplar exclusivamente para experimentação do cliente.
Para aqueles lojistas que têm receio de abrir o produto e tirá-lo da caixa, Marcelo Caetano, consultor especialista
em vendas, explica que isso não será um custo extra: pelo contrário, isso se reverterá em um lucro extra. “Essa
possibilidade fará seus clientes se sentirem mais livres e prontos para comprar. E a empolgação com a inovação
que está nas mãos dele pode garantir a você vendas adicionais poderosas para a lucratividade. E também vem
no combo uma probabilidade de fidelização muito maior, pois cliente satisfeito com a compra, com a experiên-
cia e com atendimento é cliente fiel”, afirma.
O especialista aponta ainda que outro grande motivo para tirar um produto da caixa é que, além
dos clientes, os vendedores também precisam experimentar o produto, já que entender como
cada aparelho funciona é fundamental para o sucesso das vendas de itens tecnológicos.
“Faça
com que seus vendedores estudem os produtos e conheçam cada funcionalidade muito bem.
Também é uma boa ideia fazer a equipe trocar ideias entre si. Um treinamento que se constrói
de forma colaborativa sempre rende resultados excelentes. Pode apostar”,
recomenda Caetano
aos líderes de venda.
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