Página 54 - Revista Tecno

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Quem vende produtos tecnológicos já deve ter percebido que eles exigem uma dinâmica
diferente de abordagem ao cliente. Isso acontece porque a tecnologia muda tanto e de
forma tão rápida, que, muitas vezes, fica difícil acompanhar.
O seu consumidor também sente essa dificuldade e, quando ele vai até a sua loja – ou até seu
site –, ele espera encontrar esclarecimentos sobre o produto que pretende adquirir. Será que sua
equipe de vendas está preparada para atendê-lo de forma satisfatória? Será que seu site tem as in-
formações que ele precisa para decidir sozinho a compra ou não daquele produto?
O atendimento é crucial nas vendas de produtos tecnológicos e é o fator que fará o cliente decidir entre com-
prar de você ou do seu concorrente. E isso tudo é questão de atendimento!
Para garantir que você esteja preparado para atuar nesse mercado, reunimos aqui algumas dicas que farão a
diferença no seu dia a dia. Acompanhe.
Busque conhecimento técnico
É muito importante saber como funcionam os produtos que você está vendendo e quais são os diferenciais
técnicos deles em relação aos concorrentes. E você pode fazer isso de diversas formas:
1) Se o fabricante do produto oferecer treinamento técnico, não deixe de fazer!
2) Obviamente, ler as instruções da embalagem é essencial - apesar de não ser suficiente.
3) Conte com a ajuda da internet para avançar um passo nesse seu desenvolvimento. Navegue pelo site
do fabricante para descobrir tudo o que eles dizem que pode ser útil quando você estiver apresentando o
produto e procure na web avaliações ou “reviews” feitas por usuários. Elas podem lhe ajudar - e muito! Se
você buscar o nome do produto no YouTube, por exemplo, é provável que encontre alguém falando sobre as
funcionalidades e benefícios dele.
Fique atento às novidades
Como no mundo da tecnologia as mudanças acontecem voando, é muito importante que você esteja sempre
atento às novidades do mercado. Procure na internet informações sobre os tipos de produtos que você vende.
Nessas buscas, você poderá encontrar informações que vão ajudar na argumentação da venda ou, ainda, farão
você ficar sabendo de tendências antes mesmo de elas chegarem às lojas. Assim, quando as mudanças aconte-
cerem, você já vai estar preparado e à frente dos concorrentes.
Ofereça uma tecnologia mais humana
Nem só de números e informações técnicas é feito o mundo da tecnologia. É claro que é importante você saber, por
exemplo, que um celular tem 32G e outro 16G de memória. Mas, na prática, o que isso muda para o cliente?
Entenda a realidade dos seus consumidores para saber quais funcionalidades técnicas são melhores para cada um
deles, trazendo as informações com uma linguagem acessível e dentro do contexto em que estão inseridos.
Imagine que você esteja tentando vender um smartphone para um jovem que gosta de acessar a internet, falar com os
amigos pelas redes sociais, postar fotos nos seus perfis, etc. Então, ao invés de apenas dizer que o aparelho tem 32G
de memória, você pode explicar a ele que com essa capacidade ele vai poder baixar mais apps e ter mais espaço para
fotos. Apresentando benefícios (não apenas características) você terá muito mais chances de fechar uma venda - e de
satisfazer o cliente.
Use essas informações para aprender mais sobre o produto e usar de argumentação na hora da venda. Além disso, esse conhecimento
pode ser disponibilizado aos seus clientes via e-mail, redes sociais, site ou blog, contribuindo ainda mais para tornar sua loja referência
para produtos de tecnologia.
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