Página 78 - Revista Tecno

Versão HTML básica

Para prever o que vai acontecer no varejo em 2015 não é preciso uma bola de cristal. Basta uma análise do que aconteceu em 2014 e
um estudo dos movimentos globais do mercado para antecipar o que vem por aí.
Avaliamos as principais pesquisas sobre esse tema e reunimos as mais fortes tendências para o varejo em 2015 a seguir.
Saiba quais são elas e prepare-se para usá-las a seu favor para vender mais neste ano.
Menos é mais!
A tendência é a redução de tamanho em todos os âmbitos. A busca por sustentabilidade irá conduzir ao enxugamento de
produtos, embalagens, recursos e resíduos. As pessoas vão olhar mais para o pequeno, para espaços e produtos mais per-
sonalizados. Os consumidores procurarão itens que lhes deem capacidade de remixar, adaptar e/ou criar coisas.
Do global para o local
Para muitos varejistas, a próxima fase de crescimento será de segmentação e localização. Será preciso operar em múltiplos
formatos e conceitos, direcionando serviços e produtos a segmentos específicos de clientes, emmercados locais específicos,
para necessidades e ocasiões de uso final específicos. Os varejistas vão precisar combinar conhecimento do mercado global
com entrega e know-how para o mercado local.
Personalização
Se você busca a satisfação de seus clientes precisa saber que o que eles querem hoje - e vão querer cada vez mais - é que
você utilize os dados pessoais deles para fazer sugestões relevantes e personalizadas, não apenas para manter a comuni-
cação em dia. Por isso, evolua em seu sistema de captação de dados e aproveite todas as informações que coletar para
qualificar ainda mais sua venda.
78