Página 56 - TecnoGazin 2016

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E-commerce e varejo físico funcionam em dois mundos diferentes. Ambos têm seus públicos e seu espaço no mercado, porém, muitas vezes, os varejistas virtuais
conseguem estar mais alinhados ao perfil do consumidor atual, que vive conectado e se mostra cada vez mais exigente no que diz respeito às informações sobre
o que pretende adquirir.
Assim, lojas virtuais que se destacam em termos de atendimento ao cliente, excelência em vendas e relacionamento com o consumidor têm muito a ensinar aos
lojistas de rua e de shopping que querem aprimorar a forma como fazem negócios em suas lojas físicas. Sabendo disso, analisamos os sites recordistas de vendas
no Brasil e no mundo e, com base neles, apresentamos a seguir quatro práticas comuns no varejo online que você pode aplicar hoje mesmo em sua loja física para
aumentar suas vendas, conquistar, fidelizar e satisfazer clientes. Acompanhe!
1. Comentários e avaliações dos clientes sobre os produtos
Boa parte dos consumidores não toma uma decisão de compra sem antes pesquisar sobre o produto de seu interesse. E isso não acontece apenas quando a ideia
é comprar pela internet; os clientes de lojas físicas também fazem suas pesquisas antes de colocar a mão no bolso – seja tirando dúvidas com os amigos que já
adquiriram tal produto, conversando com alguém que é cliente de uma loja que o vende, ou mesmo fazendo uma busca pela internet.
Pensando nisso, grande parte dos sites de e-commerce possui, abaixo da apresentação dos produtos, comentários e avaliações de quem adquiriu aquele item an-
teriormente. Isso ajuda o cliente caso ele ainda não tenha certeza se vale a pena fazer aquela compra, ou esteja com medo de que possa ocorrer algum problema
depois da compra. Ao ver o depoimento de outros consumidores validando o produto e a empresa, ele se sentirá muito mais seguro e propenso e fechar o negócio.
Para aplicar na loja física:
Ligue para os clientes que compraram recentemente em sua loja e peça para eles darem um depoimento sobre o produto que levaram, destacando como o item
os têm ajudado no dia a dia. Imprima esses comentários e espalhe pela loja. Pode ser em um mural, próximo aos respectivos produtos avaliados ou mesmo nos
displays de preço.
Outra dica nesse sentido é: se sua loja tem um e-commerce, site e/ou atua nas redes sociais, você pode exibir em sua loja física os depoimentos deixados nas
plataformas digitais. Essa é uma ótima forma de conectar seus dois ambientes de vendas.
2. Avaliação da loja
Conhecer a reputação da loja em que estão comprando é outra questão importante para quem compra pela internet. Isso porque se no varejo físico já existe uma
infinidade de opções, imagine no e-commerce, onde lojas do mundo inteiro concorrem juntas pelo mesmo público! Nessa imensidão de marcas, saem na frente as
lojas que visivelmente são mais confiáveis.
Novamente, o depoimento de outros consumidores é um recurso muito útil nesse caso, pois mostra o quanto os clientes daquela empresa estão satisfeitos com ela.
Além disso, prêmios e certificados que demonstram a credibilidade da loja também são expostos nos sites de e-commerce para passar confiança ao consumidor.
No mesmo sentido, formulários de pesquisa pedindo para o cliente avaliar o processo são utilizados pelas lojas online para que possam constantemente mudar de
acordo com as indicações de seu público.
Para aplicar na loja física:
Que tal deixar um quadro com depoimentos de clientes satisfeitos visível em sua loja? Isso vai chamar a atenção dos novos clientes e, se eles próprios estiverem
satisfeito, também poderão querer deixar um recado validando a eficiência de sua loja. Além disso, exiba nas paredes prêmios, reportagens publicadas na imprensa
e outros reconhecimentos que sua empresa tenha recebido. Não esqueça, ainda, de deixar sempre à disposição de seus clientes um formulário de pesquisa para
que eles registrem sua opinião sobre sua empresa. Os consumidores confiam mais em marcas que estão dispostas a ouvir o que o seu público tem a dizer.