Página 58 - TecnoGazin 2016

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Com base nessa declaração, perguntamos a ele: “e como é possível capacitar a equipe de vendas para que ela possa vender tecnologia com eficiência, trazendo
grandes resultados para a loja?”. É o que ele responde a seguir! Acompanhe, aprenda e prepare-se para viver uma nova fase em termos de venda de tecnologia
na sua loja.
Paixão: o primeiro ingrediente da preparação
Para começar, se você quer melhorar suas vendas de produtos tecnológicos, precisa ter na sua equipe profissionais apaixonados por tecnologia! Fred explica que
essa é a principal característica de vendedores que se dão bem nessa área. “Por que você acha que a Apple só contrata apaixonados por produtos da sua marca
para sua equipe de vendas? É porque isso faz a diferença, oras! No mesmo sentido, na minha opinião, para ser contratado para lidar com tecnologia, o vendedor
tem que ser apaixonado por isso. Ele tem que estar o tempo inteiro se atualizando e se mostrando interessado pelas novidades, em saber o que está acontecendo
no mercado”, salienta o especialista.
Fred comenta que é essa paixão que vai impulsionar o vendedor a querer aprender cada vez mais sobre o que existe hoje no mercado e quais são as tendências
do futuro. “Um apaixonado por tecnologia sabe, por exemplo, o que virá depois da resolução 4K, quais são os tipos de 3D, quais os tipos de áudios e as diferenças
entre eles, etc.”, afirma, e complementa: “Essa empolgação faz toda a diferença na hora da venda. Isso garante que ele consiga oferecer com emoção o produto
que quer vender ao cliente”.
Conhecimento como moeda de troca
Como destaca Fred, atualmente, muitos consumidores chegam a uma loja sabendo muito mais do que o vendedor sobre o produto que desejam
comprar. Isso, segundo o especialista, dificulta a postura do profissional de vendas, pois além de ele não conhecer tanto quanto o consumidor sobre
o produto, também não conhece a demanda do cliente de antemão.
Dessa forma, o conhecimento do que se vende (que é sempre importante, em qualquer segmento) se torna ainda mais essencial na venda de produtos de
tecnologia. Assim, explica Fred, “capacitar vendedores para vender produtos tecnológicos é prepará-los para conhecer a fundo cada item do mix”. E acrescenta:
“Os vendedores precisam estar preparados para debater de forma tranquila com o cliente, e isso só se consegue quando há o domínio das informações sobre cada
produto”.
O treinamento certo para sua equipe de vendas
Se você está se perguntando como pode prepara sua equipe nesse sentido, Fred explica que existem dois caminhos. São eles:
a)
Parceria com as indústrias: de acordo com Fred, os fabricantes dos produtos tecnológicos são as entidades mais capacitadas a preparar os vendedores.
Nesse sentido, você pode buscar parcerias com as marcas fabricantes para treinar sua equipe sobre os itens que ela produz. Na hora de comprar os produtos
de uma marca, você pode verificar se existe um programa de treinamento oficial e já garantir o treinamento da sua equipe. Caso não haja um programa oficial,
você pode desenvolver o seu com base no conteúdo produzido pela fabricante sobre os produtos que está adquirindo ou, ainda, cogitar essa possibilidade com o
representante que o atendeu. Se mesmo assim esse treinamento não for possível, Fred sugere o “plano B”, que apresentamos a seguir.
b)
YouTube: segundo Fred, uma das melhores formas de treinar equipes de vendas atualmente é utilizando vídeos do YouTube. O especialista conta que
as próprias indústrias disponibilizam nesse canal testes e comparativos, ajudando o profissional a entender melhor as funcionalidades dos produtos. Além disso,
os próprios consumidores produzem conteúdo nessa rede, falando sobre as novidades tecnológicas. Ou seja, ao assistir esses vídeos, o vendedor conhecerá os
detalhes sobre o produto que vai vender e, de quebra, vai entender melhor seu público. Assim, vender ficará muito mais fácil!
Para evitar esse cenário, só há um caminho: ter na sua equipe vendedores capacitados para conseguir vender produtos tecnológicos com conhecimento e paixão.
É o que garante Fred Rocha, palestrante especialista em varejo e consumo.
Como preparar seus vendedores para vender produtos tecnológicos
Que tal vender sempre a TV mais simples e o celular mais barato e nunca
conseguir tirar do estoque aquela câmera com tecnologia de ponta,
enquanto vê seu concorrente lucrando muito por estar batendo recorde de
vendas das últimas novidades tecnológicas e conquistando cada vez mais
clientes interessados nesse segmento? Péssimo, não é mesmo?