Página 61 - TecnoGazin 2016

Versão HTML básica

3) Garantia da experimentação
Outro ponto importante para o sucesso na venda de produtos de tecnologia é permitir que o cliente experimente o
produto antes de fechar a compra.
Uma coisa é você falar para ele que a televisão é uma TV 3D LED de 55’’, com wi-fi, óculos 3D e controle interativo.
Outra coisa é proporcionar a ele a experiência que essa TV irá oferecer.
Depois de vivenciar na prática todos os benefícios do produto, o cliente já estará convencido da qualidade e da
utilidade dele e, consequentemente, estará mais propenso a comprar.
Por isso, faça os clientes experimentarem os produtos tecnológicos. Isso é importante também porque muitas pessoas têm receio à tecnologia,
achando que não vão conseguir usar. Mostre ao cliente que o produto é acessível e que ele também pode se beneficiar com aquilo.
Por exemplo: pessoas acostumadas a usar celular com teclado muitas vezes têm resistência a adquirir aparelhos com função touch. Para quebrar
essa barreira psicológica, você pode fazê-las experimentar um modelo que segue essa linha e, dessa forma, mostrar, na prática, que não é um bicho
de sete cabeças. Todos saem ganhando com isso!
Essa dica vale para todos os tipos de produtos, mas, quando se trata de tecnologia, torna-se ainda mais essencial: as pessoas ficam muito mais
convencidas a comprar quando veem que outras pessoas já adquiriram aquele produto e se beneficiaram dele. Isso acontece porque a maioria dos
produtos tecnológicos demandam maior investimento do cliente e, por isso, ele precisa ter certeza que está pagando por algo útil e de qualidade.
Nesse caso, mais uma vez, a internet pode ser sua aliada. Procure vídeos e textos que mostrem de que maneira o produto foi útil para outras
pessoas. Além disso, você pode contar histórias de seus próprios clientes.
Exemplo: “uma cliente minha conseguiu economizar 30% na conta de energia só trocando a geladeira e o ar condicionado velhos por modelos novos
dessa marca”; “essa batedeira é muito resistente, um cliente meu, que tem uma panificadora, comprou ela e disse a adorou”.
Dicas simples, fáceis de serem colocadas em prática e que com certeza ajudarão você a subir um nível no atendimento aos seus clientes e,
consequentemente, a vender mais e melhor!
Coloque-as em prática e veja os resultados aparecerem.
Boas vendas!
4) Utilização de depoimentos positivos
Saber que nossos amigos têm opiniões positivas sobre os produtos que desejamos comprar é sempre motivo de
tranquilidade, não é mesmo? Mas não são apenas os amigos que exercem esse poder no nosso psicológico. Muitas
vezes, até mesmo a opinião de estranhos conta pontos para que fiquemos tranquilos quanto a uma compra.
Portanto, como vendedor, você pode usar o poder dos depoimentos para mostrar ao seu cliente que ele está fazendo
uma boa escolha.
2) Humanização da tecnologia
É verdade que hoje em dia cada vez mais clientes entendem de tecnologia e chegam à loja preparados para tomar
uma decisão de compra consciente. Porém, ainda existem aqueles que não sabem a diferença entre uma televisão
de LED e outra LCD, que não entendem se precisam de um celular com 16G de memória ou 32G e assim por diante.
Humanizar a tecnologia, esclarecer as dúvidas do seu cliente sobre cada uma dessas características e transformá-las
em benefícios e tornar as informações compreensíveis mesmo para o mais leigo dos compradores é seu dever como
vendedor!
O que você precisa fazer nesse sentido é simples: digamos que seu cliente seja um pai, que quer dar um smartphone
de presente para o filho de 16 anos. Em uma conversa rápida, você descobre que o jovem vai utilizar o aparelho para
acessar a internet, tirar fotos, postar nas redes sociais, etc. Então, ao invés de apenas dizer que o celular tem 32G de
memória, você pode explicar ao cliente que, com essa capacidade, o garoto vai poder baixar mais aplicativos e terá
mais espaço para salvar fotos e vídeos, o que garantirá uma tranquilidade maior para ele por um bom tempo. Dessa
forma, você estará apresentando muito mais do que as características do produto e suas descrições técnicas, estará
apresentando os benefícios que tudo isso traz – que é o que ele realmente busca.